5 VILÕES NUTRICIONAIS DO DIABETES GESTACIONAL
3 Aug 2015
Bom Dia! Amanhã tem post novo da série "Diário de Grávida da Lelê" e hoje já vamos entrando no clima "gestacional" ok? Além de colocar no cardápio alimentos ricos em nutrientes e pobres em gorduras, é imprescindível excluir itens que fazem disparar as taxas de açúcar no sangue.

Veja quais são os malfeitores que devem ser evitados:
1. Doces: O açúcar em si e os doces, sejam eles caseiros ou industrializados, que contêm este ingrediente devem ser evitados, pois fazem com que a glicose se eleve rapidamente e entre na circulação sanguínea. Além disso, tudo que leva açúcar contribui para um ganho de peso dispensável nesse período, quando o controle dos quilos adquiridos deve ser bastante severo. Os adoçantes nem sempre são boas alternativas, pois aqueles à base de ciclamato ou sacarina possuem maior restrição de consumo para as gestantes, pelo fato de que podem atravessar a placenta e o feto não possuir a capacidade para eliminá-los. Entretanto, o ideal é o consumo de alimentos sem açúcar e sem adoçantes. Refrigerantes e sucos industrializados, por apresentarem alto teor de açúcar, também precisam ser retirados da dieta.
2. Alimentos com índice glicêmico elevado: Os alimentos que possuem carboidratos simples como pão preparado com farinha branca, macarrão, arroz branco, bolachas, biscoitos, batata e bolo devem ser evitados porque são rapidamente transformados em açúcar pelo organismo, exigindo maior atuação da insulina. A preferência deve ser dada a alimentos de menor índice glicêmico, como arroz e pão integrais e frutas como pera, pois com eles o carboidrato é absorvido mais lentamente, evitando picos de glicose.
3. Frituras: Carne, frango ou mesmo peixe fritos, assim como salgadinhos fritos ou outras delícias que ficam prontas depois de imersas no óleo não podem fazer parte da dieta de quem quer se ver livre do diabetes gestacional. Isso porque suas gorduras “ruins” podem aderir às artérias, reduzindo a passagem do sangue que já se encontra saturado pelo excesso de açúcar. Além disso, contribuem para o ganho de peso.
4. Laticínios gordurosos: Queijos amarelos, requeijão, creme de leite e leite integral são ricos em gorduras saturadas, que se acumulam facilmente e obstruem as artérias. Outros motivos para deixá-los de lado são que eles contribuem para o aumento nos níveis de colesterol e também favorecem os processos inflamatórios em todo o organismo. Cream cheese, ricota e queijo branco são boas substituições.
5. Sal: O sal ou os alimentos que o possuem em grande quantidade, como os embutidos e enlatados, devem ser evitados para que a mulher não corra o risco de adquirir o Distúrbio Específico da Gestação Hipertensiva ou pré-eclampsia, que pode ocorrer devido à hipertensão arterial sistêmica durante a gravidez.


